10 super alimentos essenciais para nossa saúde

10 super alimentos essenciais para nossa saúde

A alimentação é a chave para quem busca qualidade de vida e bem estar! Quando ingerimos os nutrientes necessários para o nosso organismo, todos os nossos sistemas (imunológico, respiratório, circulatório, cardiovascular, digestivo…) funcionam da maneira correta. 

Por isso, nós separamos os 10 alimentos mais completos para acrescentar à sua rotina e tornar o seu corpo, ao mesmo tempo, forte, bonito e saudável! Confira

1 – Ovo:

É um dos alimentos mais utilizados em receitas, saboroso, prático e barato. Dentre os nutrientes que são encontrados no ovo, destacam-se o ácido fólico, a proteína, o zinco, o ferro, o manganês e o potássio, por exemplo. Ao contrário dos alimentos ricos em gorduras saturadas, o ovo apresenta uma concentração de gorduras totais em torno de 5 gramas, sendo que destes, apenas 1,5 grama é de gordura saturada. Em outras palavras, o ovo é um alimento muito completo e saudável.

2 – Alho:

É um alimento riquíssimo em vitaminas do complexo B, A, C e E. Minerais como ferro, iodo e cromo, compostos ativos como alicina, por exemplo. Ele possui substâncias com potencial antimicrobiano, antiviral e anticoagulante. Também possui ação diurética, expectorante, antifúngico, vasodilatador, imunoestimulante e broncodilatador.

3 – Maçã:

Saborosa, suculenta e saudável, a fruta é extremamente benéfica para o nosso corpo. Contém um alto teor de fibras, ajuda a regular o intestino. O antioxidante quercetina, encontrado na maçã, foi identificado por pesquisadores como especialmente capaz de fortalecer o sistema imunológico. Essa propriedade da maçã já é há séculos reconhecida pela sabedoria popular, que sempre afirmou a capacidade da maçã de evitar as mais variadas doenças.

Além disso, a fruta é capaz de ajudar a proteger o coração de doenças cardiovasculares e na casca da maçã são encontrados elementos capazes de prevenir que as gorduras se solidifiquem dentro das artérias.

4 – Cúrcuma:

Também conhecido como açafrão, possui ação anti-inflamatória, e tem o poder de ajudar no processo de emagrecimento, diminuindo a quantidade de gordura corporal. É um desintoxicante natural, ajuda na prevenção de melanoma, além de ser antisséptico e antibacteriano natural, sendo muito utilizado para desinfetar cortes e queimaduras.

5 – Couve:

Um dos vegetais verde-escuros mais conhecidos, a couve deve estar presente quase que diariamente na nossa alimentação. A couve é rica em minerais como ferro, cálcio e vitaminas A e complexo B, sendo excelente para combater problemas digestivos como constipação e indigestão por também ser rica em fibras. Possui ação desintoxicante, por ser fonte de glicosinolatos, que são fitoquímicos naturais.

6 – Limão:

É uma fruta riquíssima em vitamina C, importante para um bom funcionamento do sistema imunológico. Também é fonte de cálcio, magnésio, ferro, cobre e iodo que equilibram o nosso organismo. O suco do limão pode ajudar a aliviar sintomas de indigestão e constipação por conter uma grande quantidade de fibras, além de ajudar a alcalinizar o sangue.

7 – Lentilha:

Da mesma família do feijão, a lentilha é rica em proteínas e fibras alimentares, substâncias ideais para nosso bem-estar. Por ser composta de fibras insolúveis ajuda na absorção de gordura ingerida. Atua na tensão pré-menstrual, por conter uma substância chamada lignanas, que tem uma ação parecida ao hormônio feminino, que ajuda a diminuir os sintomas de TPM. Além de possuir cálcio, que é responsável por fortalecer os ossos.

8 – Canela:

É uma das especiarias mais antigas do mundo, de importante atuação no nosso organismo. Possui ação antioxidante poderosa. Além de auxiliar no controle de insulina de diabéticos e pré-diabéticos. 

9 – Alecrim:

O alecrim pode estar presente em sucos, molhos, sopas e águas aromatizadas. É um alimento com propriedades antifúngicas e anti-inflamatórias, além de ser um relaxante muscular e cicatrizante. Por ser rico em vitaminas do complexo B e minerais como ferro e cálcio, seu consumo atua também na prevenção da anemia, no fortalecimento e desenvolvimento de ossos e músculos.

10 – Quinoa:

É fonte de diversos nutrientes para o nosso corpo, rica em proteínas, ela atua em prol da saúde cardiovascular, prevenindo infarto, e derrames, por exemplo. Beneficia os músculos, tornando-os saudáveis e fortes, além de ser fonte de ômega 3, um ácido-graxo responsável pela saúde do cérebro e do coração.

Related Articles